5 mudanças

Li na Sábado e decidi partilhar, só a título de curiosidade:

 

5 Coisas que mudam no cérebro dos homens depois da paternidade

 

Ter filhos altera a vida dos homens, mas também muda os seus cérebros
Os homens fazem parte de uma pequena percentagem de mamíferos, apenas 6%, que investem tempo nos cuidados com os filhos. 

1. Pais e mães têm cérebros parecidos

Tomar conta de bebés modifica o cérebro dos pais e provoca os mesmos padrões de ligação cognitiva e emocional que são conhecidos nas mães. Num estudo, publicado na revista ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’, foram examinados os cérebros de 89 pais e mães que eram os principais prestadores de cuidados dos filhos, enquanto viam vídeos de crianças. Os pais revelaram a mesma actividade nas redes cerebrais de processamento emocional detectada nas mães. 

2. Os pais também sofrem mudanças hormonais
A gravidez, o parto e a amamentação provocam mudanças hormonais nas mães. Mas parece que os homens também experimentam as mesmas alterações. Estudos revelaram um aumento de estrogénio, oxitocina, prolactina e glucocorticóides em homens que foram pais recentemente, segundo a psicóloga Elizabeth Gould da Universidade de Princeton. Ao mesmo tempo foi registado uma redução nos níveis de testosterona. 

 

3. A oxitocina liga pais e filhos
Depois de perceberam que os níveis de oxitocina aumentavam nos homens que participam na prestação de cuidados aos filhos, os cientistas decidiram testar os poderes da hormona. Num estudo recente, pediram a alguns pais para inalar um pouco de oxitocina e verificaram que estes começaram a brincar mais com os filhos. 

 

4. Pais com novos neurónios
O nascimento de crias induz ao desenvolvimento de novos neurónios, pelo menos em experiências com animais. Os cientistas acreditam que estes neurónios surgem devido ao ambiente criado pela presença de filhos. 

Os roedores recém-papás desenvolvem mais células na região do hipocampo, ligado à memória e orientação, e novos neurónios nas regiões do cérebro relacionadas ao olfacto, que lhes permite reconhecer as suas crias. 

 

5. Pais são sensíveis à voz dos filhos
Não são só as mães que conseguem identificar o choro dos seus bebés, os pais também aprendem esta habilidade.

Cientistas pediram a 27 pais e 29 mães para indicarem de entre cinco choros de cinco crianças o dos seus filhos. Noventa por cento deles acertaram e os homens obtiveram os mesmos resultados do que as mulheres.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s