O mundo virtual da infertilidade

Isto a propósito do post da Hope sobre a nossa [mulheres na luta contra a infertilidade] reação à notícia do “estou grávida” de mulheres que nos são próximas.
Confesso que não compreendia bem a ideia dos fóruns de infertilidade até começar a passar pelo mesmo.
Ok, eu já sei do meu problema desde os 17 mas (como já o disse aqui), na altura, pensava que quando chegasse o momento adotava e pronto. Nunca tinha colocado a ideia da Reprodução Medicamente Assistida até começar a planear um futuro com o Smurf. Aliás, eu afirmava que não queria filhos da medicina. Ou tinha um filho naturalmente ou adotava! Entretanto desperta o relógio biológico e a vontade de ser mãe biológica é mais forte do que tudo.
Mas adiante que o tema hoje é outro,  os blogues e os fóruns de infertilidade. Eu olhava para eles como um conjunto de idosas na sala de espera do hospital – cada mulher a lamentar-se mais que a outra.
Entretanto quis criar um blogue e “aproveitei” para falar sobre o meu problema e a minha luta para ser mãe através de RMA e foi o melhor que podia ter feito.
Graças ao blogue percebi que entre blogues e fóruns nós falamos das situações da forma que a sentimos. Falamos sobre o que está mal sim, mas acima de tudo falamos do que está “bem”, vamos falando de todo o nosso processo e apoiamo-nos umas às outras. Sem lamechices, dando força umas às outras.
Pelo meio acabamos por dizer coisas que aos olhos das pessoas “normais” parece maldoso da nossa parte mas, na nossa realidade, é a nossa defesa para lidar com a nossa infertilidade, como por exemplo “evito sair com amigas grávidas” ou como eu disse “Tenho uma prima grávida e ainda nem a felicitei. Não é por mal mas ainda não calhou encontrá-la e, sinceramente, também não faço por isso. Já podia ter telefonado ou mandado uma mensagem mas custa-me. E só a vou felicitar um dia que esbarre com ela..”
E é muito bom ter alguém do outro lado que compreende que nos estamos a defender e não pretendemos atacar ninguém ao ignorarmos a gravidez de uma pessoa próxima.
No fundo, não é muito normal ficar triste quando recebemos a notícia da gravidez de alguém próximo, mas a verdade é que para nós é muito triste. Porque nós andamos a lutar por isso e elas deixam a pílula e pronto, engravidam. Por outro lado, se deixamos transparecer que não ficámos contentes ainda se sentem ofendidas (parece que lhes estamos a desejar mal).

E pronto. É por estas e por outras que cada vez falo menos sobre o assunto pessoalmente e falo mais aqui, em blogues e fóruns de infertilidade, com pessoas que vêm a realidade do mesmo ponto de vista que eu..
E é este o mundo em que vivemos. Um mundo onde infelizmente quem lida com a infertilidade só pode desabafar a sério com quem está a passar pelo mesmo..
Porque se desabafamos com quem não está a passar pelo mesmo acabamos por ouvir o que não queremos ou por dizer algo que faz de nós pessoas estúpidas e insensíveis (aos olhos das pessoas “normais”).

image

Deixe uma Resposta

