Quantos filhos queres ter?

Sinceramente? Ainda não sei responder.
Quando era miúda sonhava ter 3, 4 ou até 5 filhos. Aqui se nota a minha veia de educadora de infância – os gosto pelas crianças, o gosto por uma casa cheia.
Entretanto uma pessoa cresce. Começamos a fazer contas à vida. Era lindo ter uma casa cheia de filhos claro que era.. Mas esses filhos comem, vestem-se, brincam, estudam. E tudo isso custa dinheiro, e cada vez mais dinheiro.
[Não me refiro a casais que têm gémeos, trigémeos ou até quadrigémeos. Nesses casos, se Deus assim o escolheu, uma pessoa faz os possíveis e os impossíveis mas é uma ginástica que tem de ser feita.]
Chegamos a um ponto em que a questão de “Quantos filhos queres ter?” fica ali entre 1 ou, no máximo, 2.
E agora, quero um filho ou dois? Ainda nem eu tenho a certeza.
Para começar, se tudo correr bem e tivermos um? Se calhar depois de o ter, vou sentir que um irmão é essencial. E como isto se conjuga com a infertilidade?
Passamos por tudo outra vez? Não.. Vou lutar com todas as minhas forças contra a infertilidade.. Mas só uma vez!
Um segundo filho, se sentirmos essa necessidade e tivermos essa possibilidade económica, será um filho de coração.
Porque Mãe não é apenas a que carrega o filho no ventre. Mãe é a que ama, educa, que está lá sempre que o filho precisa.
Começo a pensar que o facto de eu desejar tanto um filho biológico se prende mais com a gravidez e primeira infância do que propriamente com o resto da sua vida. Começo a aperceber-me que a minha “necessidade” é a experiência de sentir aquele pequeno ser a crescer dentro de mim. E, como mulher que sou, gostava de ter essa experiência uma vez na vida. E adorava que acontecesse brevemente, de preferência antes dos 30 anos [pormenor que está completamente fora do meu controlo].

Por enquanto vamos continuar a lutar por um filho. O futuro a Deus pertence e a seu tempo pensaremos nele.

Juntos os dois, a desejar muito ser (pelo menos) três!

  

Deixe uma Resposta

