Intercidades, a sério?

A sério que o inter-cidades agora é assim? Já não bastava terem substituído o bar por máquinas manhosas de comida de escola – daquelas que só têm porcarias cheias de corantes e açúcar, das que além de fazerem mal à saúde são um autêntico assalto porque nos cobram um valor três vezes superior ao que valem as coisas-para-enganar-a-fome (desculpem mas recuso-me a chamar-lhes alimentos).
Mas o que realmente me está a fazer confusão é não haver suporte para malas grandes – aqueles que antes estavam nas extremidades das carruagem e que agora, pelos vistos, só existem em primeira classe e mais pequenas do que antigamente..
Sinto-me num comboio urbano. Não me estou a armar em esquisita, já andei bastantes vezes neste tipo de comboio e até são bastante mais espaçosos que os outros. O problema está só e apenas no transporte da mala (e na falta de bar)..
Graças a Deus não vem ninguém ao meu lado (até estremeço quando o comboio pára, com medo que alguém tenha o bilhete do lugar aqui ao lado) e dá para eu ir no lugar do corredor e a mala no da janela. Sim, a mala grande de rodinhas vai aqui ao meu lado porque se assim não fosse teria de ir deitada no corredor ou encostada às outras que estão no centro da carruagem – ali assim, no chão, sem qualquer suporte! Porque por cima dos passageiros só cabem malas de mão..
Vejam a fotografia e digam-me lá se isto faz algum sentido:
[A foto foi tirada da net porque parece mal levantar-me e ir lá fotografar malas alheias]
Estas máquinas estão no centro da carruagem, junto às portas que ligam o comboio à rua. Também aqui há um largo hall de entrada, igual ao dos comboios urbanos, mas sem varão para as pessoas irem de pé.
E é neste hall que estão as malas dos passageiros.. No hall, ao longo do corredor (as dos mais desconfiados) e aos pés dos passageiros – aqueles que são ainda mais desconfiados que os anteriores e que trazem sacos. 
Eu o insiro-me no último grupo (além de desconfiada tenho respeito e olhos na cara – no meio do corredor fica pessimamente para quem passa), mas com uma mala que não cabe aos pés é mais complicado e faz com que tenha de ir aqui a ocupar um lugar..
E é isto.. Pago o bilhete por inteiro porque já não tenho cartão jovem nem de estudante e ainda tenho de ir o caminho todo com a mão (ou pé)  na mala, não vá ela desandar nalguma curva, como tem vindo toda a viagem a ameaçar fazer..
Entretanto já tenho a bexiga cheia e nesta carruagem não há sequer Wc..
Lá terei de deixar a mala no hall de entrada enquanto for à procura do Wc..

6 thoughts on “Intercidades, a sério?

  1. Pingback: Controlo do endométrio  | Cantinho dos Smurfs

  2. Estou estupefacto.
    Quantas viagens fiz, entre 1997 e 2009 nestes comboios que não eram assim. Por isso, pagávamos mais! Pelo descrito, prefiro o interregional ou até mesmo o regional. Levo o que quero, com sorte encontro uma carruagem só para mim…
    Pagar mais pelo ar condicionado? Ou pela rapidez que nem sempre corresponde à realidade? Os suportes para as malas eram tão interessantes, assim como o fácil acesso aos WC. Estou :/

    Liked by 1 person

    • Passado 1 hora fui levar a minha tia a outro intercidades e pelos vistos tinha suporte para malas.. No mesmo sítio onde a “minha” carruagem tinha a máquina de “comida”.
      Ou seja, deu-me a entender que se a carruagem tem a máquina, não tem suporte de malas nem wc..
      O que não reparei foi se havia suporte na carruagem do wc.. Mas a carruagem onde a minha tia foi tinha porque que ela fartou-se de gozar comigo, dizendo que eu é que tinha visto mal.. Nesse caso vi mal eu e toda a carruagem que ia com as malas ao lado..
      Fui uma vez em 1 classe, porque não tinha bateria no telemóvel e precisava mesmo. Fiquei incrédula porque, já na altura (e já lá vão 10 anos), era muito mais cara e a única diferença era apenas a ficha e a carpete..

      Gostar

  3. A CP já tem péssimo serviço há anos, mas acho que tem vindo a piorar. O Alfa Pendular não vale os 60 euros de uma viagem de ida e volta ao Porto a partir de Lisboa. Com a Ryanair devem estar a levar um rombo nos lucros e agora, em vez de melhorarem o serviço, começam a cortar em coisas básicas…

    Liked by 1 person

    • Sobre p preço não me posso queixar. Paguei 14,70 – sem qualquer desconto.. Já há alguns anos que não andava de comboio (de carro é bastante mais caro) e, a última vez que andei recentemente só levava uma mochila, foi quando percebi que já não havia bar nos comboios.. Mas fiquei numa carruagem com Wc, o que me levou a pensar que todas tinham.. Mas pelos vistos não..
      Ah sim.. Se o alfa é a esse preço há-de haver muita ente a ir de avião..

      Gostar

Deixe uma Resposta

