Necessidades e objetivos de explicações na escola primária

Aqui na vila havia quem ajudasse os miúdos a fazer os trabalhos de casa.. Pessoas com tempo disponível. Antigamente qualquer pessoa o podia fazer, hoje em dia as matérias mudaram e no 2º ano já começam com frações – sim, “bebés” de 7 anos [porque hoje em dia são bebés até aos 15 ou 20 anos, porque os pais assim os tratam] a dar frações..

Do outro lado temos os pais. Aqueles que não se lembram, os outros que não sabem e, o problema da maioria: não têm tempo para estar com o filho a fazer os trabalhos. Isto não é uma crítica, é uma realidade! Uma mãe que chega a casa às 19h vem cansada porque trabalhou o dia todo, tem de fazer o jantar, dar banho(s) e ainda os trabalhos do(s) filho(s)? Não é fácil! Nem que queira ser boa mãe e passar tempo de qualidade com o filho, não dá porque há trabalhos para fazer..
E porque é que o filho não os fez antes? Porque teve de brincar, ou porque diz que não sabe, que a professora não explicou, entre outras desculpas que eles inventam só para não dizerem “não me apeteceu”.
E porque é que não lhe apeteceu? Porque não esteve com atenção na escola e não sabe o que há-de fazer.. Ou porque ouve a mãe a criticar a professora por mandar TPC e então acha-se coitadinho porque a professora é que é sempre a má da fita!
E a professora é má porque os miúdos com 7 anos ainda são infantis e não têm concentração – culpa dos pais que não lhes incutem responsabilidade e afirmam “não ter mão neles” [cono já ouvi a vários].. Se com 7 anos não têm mão neles, o que será destas crianças aos 16???
Continuando e voltando ao tema principal: eu, como professora estou a par da matéria que eles andam a dar.. Sei que eles precisam de tempo para pensar. E sei também que se eu me limitar a ditar-lhes as respostas [erro comum de muitos pais com pouco tempo], eles vão ter o trabalho certo mas ficam sem saber nada na mesma porque além de não terem ouvido nada na escola, foram à explicação buscar as respostas. E não é disso que precisam!
Eles precisam que a matéria lhes seja explicada em particular, porque na escola não estão com atenção! E, depois de perceber, precisam de tempo para pensar nas respostas! E se entretanto continuarem sem perceber, é porque estão a precisar que lhes seja explicado novamente, e as vezes que for preciso para que fiquem a PERCEBER. Porque juntar ‘p’ com ‘ai’ dá ‘pai’ em milésimos de segundo para nós (que sabemos ler há mais de 20 anos) mas se calhar demorará dois ou três minutos para uma crianças de 6 anos que está agora a aprender a ler! Porque ela terá de se lembrar que a letra ‘p’ é um ‘pê’, que ‘a+i= ai’ e, tudo junto forma a palavra ‘pai’.
É preciso deixar que a criança chegue lá sozinha.. Se não chegar é preciso voltar a explicar e dar outros exemplos, mas não a resposta! É neste ponto que muitos pais falham, e a maioria sem perceber que é uma falha gigante! Porque os miúdos habituam-se a não pensar!
Uma criança de 6 anos que diga, por exemplo, que ‘2+2=3’ terá de ter quem a ensine a pegar em 2 lápis numa mão e 2 noutra e contá-los. O adulto não pode simplesmente olhar para a conta e dizer “não vês que 2+2=4?”
Porque assim, ela fará tudo ao calhas e esperará pelo adulto para fazer a correção e deixar tudo da forma certa!
E é isto que tenho feito com as crianças de escola primária. O preço está definido ao mês e marco 1 hora (1,2 ou 3 vezes por semana). Se nessa hora os trabalhos não estiverem acabados, a explicação pode estender-se a hora e meia (às vezes 2 horas).
Porque eu sei e compreendo que o objetivo principal dos pais é os TPC irem feitos para casa! E o meu objetivo principal é que os TPC sejam feitos pelos próprios miúdos, nem que para isso eles demorem o dobro do tempo na explicação [sem pagar mais por isso].

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