Religião na escola?

religiao-escola

Há uns dias deparei-me com um texto sobre a Nau Catrineta, provavelmente li-o quando andava no mesmo ano [6º] mas já não me lembrava de nada relacionado com o tema.
Começo a ler e a interpretar o texto com a aluna que tinha na explicação. Chego ao fim e, pensado estar a ler mal, consulto um resumo na internet.
Pois que estava a ler bem e o ato de renegar o demónio e tentar suicidar-se para não lhe dar a sua alma foi a chave para a salvação do capitão-general, que acabou por ser salvo por um anjo, podendo assim preservar a sua alma para Deus (o que não aconteceria em caso de suicídio).
E claro que a miúda, no alto dos seus 11 anos me pergunta “Então, se ele se matasse não ia para o céu, para perto de Deus?”
E a minha resposta foi “Neste texto diz que não. Na vida, perguntas à tua mãe que eu não quero estar a dizer-te uma coisa diferente daquilo em que os teus pais acreditam”
Fiquei também a saber que a disciplina de Moral e Religião Católica é obrigatória por decisão do agrupamento (e não facultativa, como era no meu tempo). Se os pais não forem católicos e não quiserem que os filhos frequentem a disciplina têm de informar a escola por escrito.

Agora passemos à vida real.
Eu frequentei a catequese e as aulas de Moral e Religião Católica, porque os meus pais assim decidiram. Filho meu frequentará a catequese (quanto à aulas de Moral talvez não porque percebi que não andei lá a fazer nada).
Já fui catequista. Durante a catequese dizia às crianças que sim, Deus existe! – é para isso que são colocados na catequese.
Sou completamente contra fazê-lo numa escola. A escola serve para ensinar conteúdos específicos e regras da vida em sociedade. Não para falar sobre religião!
Eu não gostava que houvesse disciplinas obrigatórias que ensinassem a um filho meu que Deus não existe, da mesma forma compreendo que pais ateus não gostem que o filho venha da escola a dizer que Deus existe!
Se algum dia tiver um aluno que me pergunte se Deus existe, eu vou limitar-me a responder “eu acredito que sim.”

10 thoughts on “Religião na escola?

  1. Acho que este post foi a coisa mais inteligente que li nos últimos meses. Sonho com o dia em que todas as pessoas raciocinem assim, sobre a religião e restantes assuntos.

    Liked by 1 person

    • Neste caso nem tanto castrador. Na nau está um capitão-general e um marujo. Mas afinal o marujo é o demónio e quer a alma do capitão. Este, para não lha dar, atira-se ao mar (para entregar a alma a Deus e o corpo ao mar). Só que, em caso de suicídio a alma não iria para Deus e, por essa razão, o capitão é salvo por um anjo!
      Ok, ninguém quer incutir ideias suicidas a crianças mas, caso a criança conheça alguém que se tenha suicidado associará que essa pessoa não está junto de Deus [no caso desta criança que, por acaso, acredita em Deus]. Ainda por cima, além desta teoria conheço outra, também defendida pela religião católica: em caso de suicídio, ficaremos em sofrimento até ao momento que seria o da nossa morte [eu até acredito mais nesta teoria mas acho desnecessário que seja explicada a crianças tão pequenas].

      Gostar

  2. Não sabia mesmo que agora Religião e Moral é obrigatória… E também não acho nada bem. Os miúdos já não ouvem nada do que se passa nas aulas, quanto mais sobre coisas nas quais não acreditam.

    A meu ver, era melhor empregado esse tempo a ensinar aos miúdos TOLERÂNCIA por crenças diferentes das deles.

    Liked by 1 person

    • Pelo que percebi depende do agrupamento de escolas.. Esta onde os “meus” miúdos andam pertence a um agrupamento onde foi aprovado ser obrigatório [só interpreto como uma questão de dar mais horas ao professor que ficou responsável pela disciplina].
      Exato, tolerância por pessoas diferentes, com gostos e opiniões diferentes, não só a nível de crenças mas de tudo..

      Gostar

Deixe uma Resposta

