Quando no 3º ano há ovos no sistema reprodutor

Pois é.. O sistema reprodutor já consta do programa de 3º ano. E, pelos vistos, “um óvulo + um embrião dão origem um ovo” que 9 meses mais tarde será uma nova vida!
E nem sequer dizem de onde vêm os óvulos .. Falam nós ovários, no útero e na vagina [as trompas de falópio só aparecem, não são identificadas] mas não dizem para que serve nada.. E engane-se quem pensa que há explicação sobre como o espermatozóide vai parar dentro da mulher..
Mas a que considerei pior foi mesmo a do Ovo. Então, recapitulando um pouco, existem mamíferos [ser humano] que dão à luz e ovíparos [galinha] que põe ovos.
Agora afinal a mulher e o homem geram um ovo?? Mas que confusão é esta?

E vir logo na página seguinte ao sistema urinário? É que, durante a explicação, a minha miúda pediu para ir ao wc:
“Vá lá que eu tenho a bexiga cheia e preciso muito de esvaziar a vagina”. Lógico que a minha primeira reação foi desatar a rir e depois não a deixei sair sem ler na legenda que o xixi sai pela uretra!

Esta ‘explicação’ foi encontrada na net.. A do livro diz apenas ovo. Não especifica qualquer divisão de células.
Basicamente é um ovo e logo a seguir 4 barrigas de 2, 4, 6 e 8 meses de gestação.

Anúncios

6 thoughts on “Quando no 3º ano há ovos no sistema reprodutor

  1. Não sei para quê estarem a ensinar coisas aos miúdos sem explicarem tudo direito… Ao menos que explicassem às meninas (talvez só no 4º ano) o que é a menstruação e assim, que suponho que não esteja contemplado neste programa. Tantas miúdas que começam logo a menstruar logo no 4º ano e que certamente gostariam de saber o que se passam quando de repente lhes aparece sangue nas cuecas!

    Liked by 1 person

    • Exato. Parece tudo feito em cima do joelho.. Só dão bocadinhos da matéria..
      Ah sim essa foi outra. A minha miúda também falou qualquer coisa que a mãe faz e no meio das palhaçadas percebi que explicou à outra miúda que era deitar sangue [ela estava a falar menstruar mas não foi essa palavra que usou – e percebi também que foi algo que ouviu em casa ou nos intervalos da escola] mas sobre isso não se fala (pelo menos até agora)..
      Também concordo que devia ser um assunto a abordar no 4 ano.. O saber não ocupa lugar e as meninas ganhavam em saber que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer..
      E se não acontecer será preciso ir ao médico, como no meu caso 😆

      Liked by 1 person

  2. No 3o ano a abordagem é pouco profunda e voltam a falar do sistema reprodutor humano no 6o ano. O manual é apenas um guia de apoio e depois cada professor deve explorar da forma que achar adequada. O ovo que surge da união dos gâmetas pode também se chamar zigoto e eu prefiro usar este termo para diferenciar do ovo dos ovíparos 😊

    Liked by 1 person

    • Muito pouco profunda mesmo..
      E porque não chamar-lhe logo embrião? Eu sempre pensei que era isso que ia ler. Mas sim, pelo menos zigoto.. Ovo achei mesmo muito estranho..
      Beijinhos

      Gostar

      • Após a fecundação chama-se ovo ou zigoto, depois começa a divisão celular e quando atinge o formato semelhante a uma amora passa a chamar-se mórula e só depois embrião. A partir do momento que se identificam formas humanas passa a chamar-se feto. Há realmente muita coisa e explorar neste tema…

        Liked by 1 person

        • Exato. E eles estudarão tudo isso mais à frente.. Mas pelo menos que lhe chamem zigoto, já tem um sentido completamente diferente de ovo [zigoto seria uma palavra nova, ovo já é algo conhecido por eles e acaba por lhes baralhar a cabeça].

          Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s