TEC e os (vários) positivos

Segunda feira [dia de consulta após o negativo]: disse-vos que o próximo tratamento seria apenas este ano, porque assim tínhamos combinado os dois, e assim dissemos a toda a família.
Na realidade, começámos neste dia um novo tratamento. Retomei os pensos Dermestril [2 pensos, trocados de 2 em 2 dias]. Retomei também 1 comprimido de ácido fólico por dia e comecei 1 de iodo por dia.
Segunda-feira, 2 semanas depois: ecografia de controlo e marcação de transferência – próxima segunda.
Continuei os pensos Dermestril, ácido fólico e iodo e recomecei a progesterona [na quarta-feira, 2 comprimidos de manhã e 2 à noite].
Segunda-feira seguinte: Transferência de embrião!
Fomos para Lisboa no próprio dia. Já estávamos na viagem e sempre a olhar para o telemóvel [à espera da confirmação]. A chamada chegou às 11h40 com boas notícias. O embrião descongelou corretamente e a transferência confirma-se! [alívio do tamanho do mundo].
Chegámos tão cedo que, com a minha lata natural, fui à IVI pedir para ir ao wc e voltei a sair para darmos uma volta. Mesmo assim ainda regressámos 1hora antes do suposto – às 14h30. Chamaram-nos ainda antes das 15h e eu fiquei aflita – ainda não tinha a bexiga cheia.. Mas não havia problema, era só para esperarmos no quarto, tudo se mantinha na hora planeada.
Às 15h fui esvaziar a bexiga e bebi 0,5l de água. Às 15h15 ainda não sentia a bexiga minimamente cheia. Só passei a sentir já em cima das 15h30. Chamaram-nos às 15h45 e desta vez o Smurf também entrou 😀
Após a transferência mandaram esperar 15 minutos e, desta vez só aguentei 20 [na primeira vez aguentei meia hora] e senti-me muito aflita!
Ainda estávamos na IVI quando enviaram o relatório do blastoscicto colocado.

Sintomas durante o período PUPO: Pregnant Until Proven Otherwise [grávida até que provem o contrário].
Dia 0: Dia de viagem. Poucos sintomas.
Dia 1: Ligeiras moínhas na barriga. Uma impressão nas costas [não sei bem se foi algum mau jeito nas costas ou dor de rins]. Custa estar muito tempo de pé.
Dia 2: Custa estar de pé. A cozinhar fico com dores nas costas, também por estar muito tempo de pé. Senti uma ligeira dorzita [nada de especial], no fundo da barriga, no lado direito, durante a tarde.
Dia 3: Continua a custar estar muito tempo em pé. Algumas dores de costas de vez em quando.
Dias 4,5,6: De vez em quando pontadas no ventre. Dores de costas quando estou muito tempo de pé. E dorzitas do lado direito também quando estou muito tempo de pé.
Dia 7: 1º teste de farmácia. Fui fazer sem stresse, à espera do negativo. Pensava que ainda era cedo..
Pois que começo a ver o outro traço, muito levezinho.. Chamo o Smurf e pergunto-lhe o que vê, sem lhe dizer o que é suporto ver [este teste tem o +, em vez de || ]. O Smurf olhava e esperava ver aparecer o segundo traço paralelo. E disse-me: tem o horizontal e só um vertical..
dia-7E eu: pois amor, é positivo!!! E ele: é mesmo? Não tem de dar outro paralelo? E eu expliquei-lhe que não: Há testes que mostram dois traços paralelos. Depois há estes testes que mostram o – ou o +.
E corri a tirar foto para mandar à única prima que sabia de tudo – a que nos costuma dar estadia em Lisboa – e ela também via o +, ainda que levezinho.
E estávamos os 3 com medo de festejar. Ela disse mesmo: “Boa. Mas não dou parabéns até termos a certeza”. 
E tive também algumas dores no ventre, por vezes mais fortes.
Dia 8: Mais um positivo, mas este começou com um grande susto. Não tínhamos mais testes em casa. Logo de manhã, assim que fiz chichi, deixei-o ‘guardado’, mas nem sequer ficou tapado. Ficou ali no wc a levar com o vapor de água enquanto eu tomei banho e depois disso mais duas horas [enquanto fui às compras e passei na farmácia a comprar outro teste] a apanhar ar.
Só o fiz após este tempo todo. Parecia dar um positivo muito ligeiro [ou eram os meus olhos que queriam, erradamente, ver o positivo]. Assim que voltei a fazer chichi fiz novo teste e lá deu realmente positivo, ainda que menos nítido que o do dia anterior, sendo que ficou depois um pouco mais nítido, ainda dentro dos 10 minutos em que o teste é considerado válido.
Deixo-vos aqui os dois:
dia-8As pontadas continuam, ainda que menos frequentes.
Dia 9Dia 9.jpgPontadas de vez em quando. Custa estar muito tempo em pé, doem logo as costas.
Dia 10:
Dia 10.jpgPontadas de vez em quando e custa estar muito tempo de pé.
Dia 11:Dia em que a IVI mandou fazer o Beta. Era sexta feira e o Smurf não podia ir comigo, mas podia ir sábado. Então, aguardámos mais um dia. E não fizemos nenhum em casa.
Dia 12: Dia de beta. Positivo em casa e siga para a clínica.
Dia 12.jpgRecolhemos sangue e esperámos até ao final da manhã: 169! Grávida entre 2 a 4 semanas!
Segunda feira seguinte [dia 13]: Liguei para a IVI, para informar a Dtra. Depois de pedir que enviasse o resultado, pediu se poderia repetir o exame nesse dia. Pensei que não conseguisse e informei a Dtra de todos os testes de farmácia que tínhamos feito. Então, se não fosse possível repetir o Beta não seria muito grave. E ficou agendada consulta para a próxima sexta-feira [dia 17 após TEC].
Entretanto, descobri um centro de análises aqui perto e ainda lá fui repetir o Beta, que deu 516. Ligaram a dar o resultado e disseram-me “O resultado é que está grávida” e eu “Sim, mas pode dizer-me o valor certo por favor?” A mulher deve ter achado que eu sou doida xD

Para finalizar a questão da TEC, fomos à IVI ter alta. Trouxemos os dados importantes da dadora [idade e tipo de sangue], bem como uma carta para o médico que nos vai seguir, onde consta também a indicação de quando devemos parar com toda a medicação, data sujeita a alteração do próximo médico.

Mandaram parar toda a medicação na 11ª semana. No entanto o médico que nos segue agora mandou parar o Dermestril nessa data, o Progeffik na semana seguinte. E continuar Ácido Fólico (Folicil) e Iodo (Yodafar), dizendo que após as análises já vemos mas o Yodafar é para manter durante toda a gravidez e o Folicil ou se mantém ou se muda para Folifer!

Notas importantes para tentantes:

  • Desta vez NÃO FIZ REPOUSO ABSOLUTO (dizem que não se deve fazer por causa da posição em que fica o útero quando estamos deitadas) entre o período de Transferencia de embrião e o resultado do Beta HCG;
  • Andei mais descontraída, não estive sempre a pensar no mesmo;
  • Bebi muita água, comi MUITA gelatina (e muitas gomas, não sei as ajudou mas deduzo que sim 😛), não fiz esforços físicos nem movimentos bruscos;
  • Não andei sempre a pesquisar sobre sintomas nem foquei a minha vida no embrião!
  • Como ninguém sabia, ninguém fazia perguntas sobre o assunto, o que ajudou bastante a mal pensar tanto sobre o assunto!
  • Tentei andar o mais calma possível, reduzi no tabaco e no café, vícios que só deixei após a gravidez. Sei que devia ter deixado antes, principalmente o tabaco, mas o stresse em que ia ficar não ajudaria em nada. 

Volto a reforçar: o mais importante é manter a calma e não estar sempre a pensar no mesmo!
Aprendi este truque com a Mi, a quem agradeço imenso, por tudo! Toda a ajuda que me deu na primeira transferência, eu apliquei na segunda e daí veio o positivo 😊

Anúncios

8 thoughts on “TEC e os (vários) positivos

  1. Fiquei tão contente 🙂 sei por experiência própria como este caminho é doloroso mas depois de 6 tratamentos aqui estou de 5 meses á espera deste tão desejado bebé.
    Muitos parabéns e que corra tudo bem.
    Beijinhos

    Liked by 1 person

  2. Que boa noticia :). Muitos, muitos parabéns!!!
    Quando fiz a TEC (4º. e último Tt) e engravidei do G, foi o tratamento que menos cuidados tive. Fui almoçar a um restaurante quando saí da Clínica, andei de metro, conduzi até casa. Fiz a rotina normal e não fiz repouso, não pensava no resultado de tão convencida que estava que seria mais um negativo. Foi a melhor forma de passar aqueles longos dias e correu bem :). Felicidades!!!!!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s