O susto das 6 semanas

Pois é, depois de saber que estava grávida, achava que o meu único problema seria a Toxoplasmose [não sou imune] e alegava “Gravidez não é doença, toxoplasmose é, por isso os meus únicos cuidados são a alimentação e ficar longe de gatos” Eu sei que não é preciso estar assim tão longe deles, sei que é só não tocar nas suas fezes mas como os gatos aqui são todos vadios prefiro não arriscar.
Vai daí que, com tanta normalidade, dia 22 de dezembro fiz a caminhada que costumava fazer desde que soube do positivo, andei a aspirar o quarto, dei banho ao cão e ainda fiquei algum tempo de pé, a fazer embrulhos de natal.
Já no fim dos embrulhos senti algo a sair para as cuecas. Desejei muito que fosse apenas progesterona mas o que senti que tinha sido algo estranho e diferente..
Olhei de imediato para as cuecas e o medo maior de qualquer grávida confirmou-se: era sangue!
E de cada vez que ia à casa de banho parecia sair mais. E parecia também que não era muito escuro nem muito claro. O Smurf estava a trabalhar e não quis assustá-lo porque sabia que ele não ia poder vir para casa mais cedo. Já eram 20h. Liguei imediatamente para a IVI onde me mandaram aumentar a dose de progesterona enquanto o sangue continuasse a sair.
Liguei depois para o meu tio otorrino que contactou o hospital mas a GO de serviço estava com uma situação muito complicada no bloco operatório. E eu em casa, a perder sangue e a sentir dores no ventre. Imaginava o pior mas, ao mesmo tempo tentava pensar que podia não ser nada.. Entretanto o meu tio disse-me para esperar pelo Smurf e irmos para lá, se a médica não me visse nesse dia, via-me no dia seguinte de manhã.
Mas, entretanto, o Smurf disse-me que que só chegava lá para as 23h. Então às 22h arranquei sozinha, e só lhe disse a meio do caminho, quando ele me ligou a dizer que estava a caminho de casa.
Graças a Deus a médica ainda me viu nesse dia. E começou por me dizer o que todas sabemos mas tememos: sangue e dores não é bom sinal. Depois colocou a sonda da ecografia e lá estava ele, o nosso bebé, e o seu coração a bater – foi a primeira vez que ouvi o coração e gravei para mostrar ao Smurf. A doutora disse que, apesar do bebé estar bem, via algo que lhe parecia ser descolamento de placenta, ainda que fosse demasiado cedo para confirmar.
Fiquei 1 semana de repouso absoluto em casa da minha mãe. Fiz nova ecografia na semana seguinte que confirmou o (gigante) descolamento de placenta. Vim para passar o ano novo com o Smurf, mas continuei em repouso absoluto [por isso vos tenho dito que tenho o melhor marido do mundo, mas isso fica para outro post].
E assim fiquei até às 9 semanas, quando conseguimos marcar nova ecografia e onde ficámos a saber que já não havia descolamento de placenta e podia voltar à vida normal, com calma para não haver mais problemas.
Entretanto, para repousar e não dar explicações precisava de uma justificação para as mães. Pois que todas pensavam (e ainda pensam) que ando com um problema nas costas e a fazer fisioterapia. Custa-me mentir, mas logo chegará o momento de lhes contar a verdade, se Deus quiser.
Hoje arrisquei e limpei e varri o quarto e dei um  jeito no wc. Tudo com muita calma e sem aspirador (andar a baixar-me e levantar-me com o aspirador mete-me medo), mas tem sido o Smurf a fazer isso tudo e a dar banho ao cão, fiquei cheia de medo..

ecografia-net

Esta ecografia não é minha, tirei-a da net – Descolamento de placenta.

4 thoughts on “O susto das 6 semanas

    • Pelo que falei com os médicos e do que vi na net pode haver várias causas, entre elas esforços físicos, fumar.. Às vezes descola “só por descolar” o que também não é nada bom sinal. Mas não é muito comum acontecer no 1º trimestre..
      Falei com um médico que me disse que, se tivesse sido por algum esforço físico, iria tudo ao sítio “só” com repouso absoluto e foi, graças a Deus 😊
      Daí também o fim do tabaco e, graças ao repouso absoluto, também acabei com o café (que me fez sentir doente durante os 2 primeiros dias). No momento do sangramento eu vi na net que podia ser algo mau ou podia não ser, mas o susto é tanto que acabamos por desejar o melhor mas sempre a temer o pior.. 😘

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

